23 mar

Brincadeiras de Páscoa para divertir as crianças

A Páscoa está chegando e você ainda não pensou na programação temática para fazer com as crianças no domingo?

O Dino preparou dicas de brincadeiras de Páscoa para entreter os filhotinhos. Aproveite!

São brincadeiras simples, sem custo nenhum além de atenção e carinho dos pais, e que garantem boas horas de diversão e risadas.

Os passatempos estimulam a criatividade dos pequenos ao mesmo tempo em que eles fortalecem os laços de amizade com outras crianças.

 

Caça aos Ovos

A brincadeira mais tradicional de Páscoa com certeza é a Caça aos Ovos!

Ela desperta a curiosidade dos filhotinhos, desafiando-os a encontrar os chocolates escondidos pelo apartamento, no jardim ou até pelo condomínio inteiro!

Dependendo do tamanho e da sua relação com os vizinhos, é uma ótima ideia reunir todas as crianças do condomínio, ou levá-las a uma praça, e fazer uma grande caça aos ovos de Páscoa!

Os pais podem juntar esforços para comprar os docinhos e escondê-los, e também precisam supervisionar a brincadeira, mas o resultado será diversão e boas memórias garantidas!

 

Corrida do ovo na colher

A versão de Páscoa de outra brincadeira tradicional, a corrida do ovo na colher fica ainda mais temática com ovinhos de chocolate!

As crianças precisam equilibrar o ovo na colher enquanto caminham de uma ponta a outra do trajeto. As marcas de largada e chegada podem ser feitas com giz de cera ou fita adesiva.

Vence quem chegar primeiro ao final sem derrubar o ovo!

 

Rabinho de Algodão

Essa brincadeira lembra outra, o Rabo do Burro, bastante comum na época de Festas Juninas.

É muito fácil de brincar: basta desenhar ou imprimir um molde de coelhinho de costas e colar na parede na altura da criança.

De olhos fechados ou com uma venda, uma por vez, as crianças tentarão colar o rabinho de algodão no coelho.

O filhotinho que acertar e colar o rabinho no coelho pode ganhar um chocolate ou outro presentinho de Páscoa!

 

 

Salto do Coelho

O Salto do Coelho é uma ideal para crianças um pouco mais velhas, pois elas precisam ter bastante coordenação motora para pular distâncias sem correr o risco de cair e se machucar.

Com um giz ou fita adesiva, os pais desenham linhas em linha reta no chão, começando bem próximas entre elas e aumentando a distância.

O objetivo é que as crianças pulem de marca em marca – por isso a distância vai ficando maior, para aumentar a dificuldade.

A criança que chegar a última linha primeiro vence a brincadeira. Se os pais não quiserem estimular a competição, basta dar prêmios a todos que conseguirem pular todas as marcas.

De qualquer forma é um desafio divertido para aproveitar o dia de Páscoa!

 

Coelhinho sai da toca

Outra brincadeira que pode ser organizada com várias crianças na escola, com os primos e a família ou no condomínio, essa só precisa de bambolês ou giz para acontecer.

Os precisam desenhar ou dispor os bambolês para que as crianças “entrem” na toca, ficando dentro do círculo delimitado no chão. É importante ter um círculo a menos do que o número de crianças participando da brincadeira.

Com a mesma lógica da Dança das Cadeiras, o desafio da brincadeira é ir diminuindo a quantidade de círculos, assim uma criança ficará de fora a cada rodada, até sobrarem apenas duas e uma conseguir entrar na toca.

 

Tesouro de chocolate

A Páscoa ficará mais divertida com uma Caça ao tesouro!

O lado lúdico da brincadeira está em desenhar um mapa que leve ao destino para que a criança siga as instruções.

Uma ideia bacana é as crianças mais velhas esconderem e desenharem o mapa para as menores procurarem!

Para ficar ainda mais temático, o mapa pode ser “feito pelo Coelhinho”, com patinhas ou pedacinhos de cenoura desenhadas indicando o caminho até o esconderijo do tesouro.

O bom é que o tesouro pode ser moedinhas de chocolate, ovinhos ou qualquer outro mimo que as crianças gostem e aproveitem.

 

Gostou das ideias?

Qual a brincadeira que irá animar a sua casa nesta Páscoa? Conte para o Dino!

Siga o Dino no Instagram
Curta a página no Facebook

posts relacionados

Deixe um comentário