08 mar

Dicas para o bebê dormir melhor

Um assunto que literalmente tira o sono das mamães e papais é a hora de pôr os filhotinhos no berço para dormir!

Acordar no meio da noite, chegar no trabalho com cara de sono, isso tudo faz parte da rotina de quem foi pais recentemente.

As crianças demoram para se adaptar e até que consigam dormir uma noite inteira sem interrupção lá se vão noites e mais noites mal dormidas para os pais.

Geralmente as crianças passam a dormir noites completas somente aos 6 meses de idade, às vezes até mais tarde, então esse é mesmo um período que exige bastante paciência.

Se você está passando por isso, continue lendo e veja algumas dicas que podem facilitar e até tornar esse momento relaxante e especial!

 

Regulando o sono

Preparar o filhotinho para uma boa noite de sono começa algumas horas antes, criando uma rotina para que ele entenda que a hora de deitar está chegando.

Estabelecer rituais é uma ótima forma de ensinar ao filhotinho que é hora de se tranquilizar e pegar no sono. Para isso alguns truques são aliados dos pais:

 

Banho antes de dormir

O contato com a água quentinha antes de nanar deixa o bebê mais tranquilo e relaxado, pronto para ser colocado no berço.

 

Massagem relaxante

Depois do banho, você pode separar um tempinho para fazer uma massagem relaxante no bebê. Com um óleo hidratante próprio para a pele sensível do bebê, faça movimentos suaves. É bacana colocar uma música tranquila para tocar como trilha sonora!

Algumas crianças se sentem um pouco incomodadas com massagem, então tente aos poucos implementar esse hábito.

Converse

Aproveite os minutos antes de dormir para colocar o bebê no berço, e já no escuro, conversar com ele. Cantar ou ler uma história também serve!

O importante é interagir com a criança, usando um tom de voz suave, para que ele se tranquilize e vá pegando no sono ao som da sua voz.

 

Uma companheira de berço: a naninha

As naninhas são objetos que acompanham o bebê no berço, passando uma sensação de segurança.

Pode ser uma cobertinha, um brinquedo, um urso de pelúcia, qualquer item pelo qual o bebê tenha apego e que possa ficar no berço sem oferecer riscos.

Objetos com peças que se soltam ou partes pontiagudas precisam ficar longe do berço!

 

Deixe o bebê adormecer por conta própria

Toda essa preocupação com a hora de dormir tem como objetivo acostumar o bebê a dormir por conta própria.

Mesmo que com a rotina estabelecida o bebê ainda acorde no meio da noite, ele precisa estar pronto para voltar a dormir sem precisar da ajuda dos pais.

Faça do momento de pegar no sono um ritual confortante e tranquilo, dê muito carinho ao bebê em todas as fases e principalmente, passe bastante confiança de que ele estará seguro.

 

Qual a técnica que você usa para fazer o bebê dormir?

Gostou das nossas dicas? Qual a sua estratégia para esse momento de transição?

Conta para o Dino!

Cuidado, Dicas

0 Comentários

posts relacionados

Deixe um comentário