24 jan

Dicas de como fazer o desfralde com tranquilidade

O desfralde é uma fase muito importante para o desenvolvimento da criança, mas também é cheia de bagunça e ansiedade para os pais.

Não existe idade nem tempo certos para que a criança aprender a usar o vaso sanitário, por isso não há motivo para apressar as etapas!

Assim como os primeiros passos e palavras, o aprendizado para abandonar as fraldas depende de diversos fatores e principalmente da disposição da criança. Portanto, nada de pressionar! Paciência é a palavra-chave para conseguir passar pelo desfralde sem traumas.

Você não vê a hora do seu filhote deixar as fraldas mas ainda não tem certeza se esse é o momento certo? Então veja as nossas dicas para passar por esse período de adaptação com tranquilidade e bom humor!

Como saber se é hora do desfralde?

A própria criança dará os sinais de que está preparada para deixar de usar as fraldas. Estar atento a eles e sempre respeitar o tempo do seu filho ou filha é essencial.

Os pais também precisam escolher um momento estável para realizar o desfralde. Mudanças drásticas como separações ou troca de escolinha podem bagunçar a rotina e deixar a criança insegura. Ou seja, é melhor evitar adicionar mais ansiedade!

Alguns indícios de comportamento indicam que é o momento de começar a tentar o desfralde, veja se é o caso do seu filhotinho:

 

Sinais de comportamento

Um dos primeiros sinais que podem ser percebidos no comportamento da criança tem relação com a higiene.

Quando os pequenos começam a ficar incomodados com a fralda suja e a mostrar interesse pelos hábitos dos adultos, principalmente querendo usar calcinha ou cueca, em muitos casos quer dizer que é o momento de introduzir o assunto do desfralde.

Por mais que haja resistência no início, lembre-se de manter a calma para continuar tentando e explicando tudo de forma lúdica, afinal, para a criança é tudo novidade!

 

Sinais físicos e cognitivos

Além dos aspectos comportamentais, os pais precisam ficar atentos a outros detalhes para determinar se é hora de deixar as fraldas de lado de vez.

Se a criança anda com firmeza, compreende instruções simples como “busque o brinquedo” e, principalmente, se ela consegue entender os sinais físicos de que está com vontade de ir ao banheiro, provavelmente esteja pronta para o desfralde.

 

O desfralde é diferente para meninos e meninas?

O processo de abandonar as fraldas não é particularmente difícil para nenhum dos gêneros. Os dois necessitam de bastante dedicação e carinho para vencer essa fase de forma tranquila.

Dizem que os meninos costumam deixar a fralda um pouco mais tarde do que as meninas, porém não há comprovação científica. Assim como o primeiro filho demorar mais a desfraldar do que os irmãos mais novos, o que também não é comprovado!

 

Como desfraldar seu filho

Você já identificou todos os sinais do seu filhote e está se preparando para começar o desfralde para ontem. O que precisa entrar na sua lista de compras?

 

O bom e velho penico

Primeiro de tudo: um penico ou adaptador para vaso sanitário. Os pediatras costumam indicar o penico por que a criança consegue alcançar sozinha.

Deixe a porta do banheiro sempre aberta e o penico em um local visível e de fácil acesso. Uma boa dica também é permitir que o seu filho personalize o penico com adesivos ou desenhos, para que ele entenda que é algo dele e fique mais confortável com a situação.

Para quem optou pelo adaptador de vaso sanitário, a orientação é deixar um banquinho a postos para que a criança possa alcançar sozinha. Verifique se o banquinho é estável e não irá virar com o peso do pequeno!

Calcinhas e cuecas fofas

É essencial também comprar calcinhas e fraldas divertidas, com estampas lúdicas e que encantem a criança, para despertar nela a vontade de usar as peças.

Aproveite para explicar que, a partir daquele momento, ele vai usar cueca igual ao papai ou ela vai usar calcinha como a mamãe!

 

Livros divertidos

Livros sobre o assunto são boas alternativas para complementar a aprendizagem, além de tornarem o processo mais leve e bem humorado.

 

Desfralde diurno x Total

É possível fazer a transição para o penico de uma vez só ou forma gradual. Na primeira os acidentes podem ser mais comuns e mais caóticos, porém tendem a não se repetir muitas vezes pois a criança assimila rapidamente.

Já o desfralde gradual apenas vai dim

inuindo a quantidade de fraldas por dia, ao mesmo tempo em que incentiva o uso do peniquinho.

Uma das estratégias de desfralde gradual é o desfralde apenas durante o dia. Ou seja, a fralda continua no período da noite até a criança passar três de cinco noites acordando sequinha.

Quanto tempo até se ver livre das fraldas?

Não há um tempo certo para que o seu filho aprenda a usar o vaso sanitário por conta própria.

Cada filhote tem o seu tempo, e talvez seja preciso pausar o processo de desfralde caso a criança não esteja respondendo bem no momento. Dê dois ou três meses e volte a tentar!

Não é nenhuma vergonha aceitar e respeitar o tempo do seu filho. <3

posts relacionados

Deixe um comentário