14 mar

Dicas para montar o cardápio da lancheira

Com a volta às aulas uma das principais preocupações dos pais é com a alimentação das crianças. Nem sempre eles têm tempo e criatividade para elaborar cardápios saborosos e ao mesmo tempo nutritivos para a lancheira todos os dias da semana. E aí fica difícil resistir às comidinhas prontas, industrializadas e cheias de sódio…

Por isso, para facilitar o dia a dia e cuidar da saúde dos filhotinhos, separamos algumas dicas de opções rápidas e práticas para acrescentar em uma lancheira saudável!

Um pouquinho de tudo

A principal dica é combinar três grupos alimentares em todos os lanches. O cardápio precisa incluir uma proteína (queijo, iogurte, leite e carnes co

mo atum e frango), uma fruta, legume ou verdura, e um carboidrato (pães integrais, biscoitos e bolos), além de uma bebida para hidratar.

Começando pela proteína

A proteína é responsável pela sensação de saciedade, além de participar de todas as estruturas do corpo e contribuírem para a formação dos músculos.

Ela pode estar presente no lanchinho da tarde em sanduíches de atum e wraps de frango desfiado, o que acha?

Acompanhados de uma fruta e água de coco, formam um trio ótimo para saciar a fome e manter o seu filhote com energia para brincar a aprender.

 

Alimentos reguladores

As frutas, legumes e vegetais são reguladores, ou seja, regulam a digestão. Outros benefícios também vêm desse grupo alimentar como o reforço do sistema imunológico e o bom funcionamento do intestino.

Eles devem sempre estar presentes na lancheira para complementar a refeição. Por mais que a maçã e a banana sejam as frutas mais práticas e populares, variar na escolha evita que a criança enjoe e acabe não comendo tudo.

Aposte em morangos, uvas, peras, melancia e melão picados, frutas coloridas que despertem o apetite do filhotinho!

 

Carboidrato é fonte de energia

Fonte de energia para correr, pular, mas também para se concentrar, os carboidratos também precisam marcar presença na lancheira.

Além dos pães, os bolos são boas alternativas para variar o cardápio durante a semana. Uma dica é evitar a farinha branca, trocando-a por farinha integral, aveia ou biomassa de banana verde. Assim a receita fica ainda mais nutritiva!

 

Sugestões de cardápio para fazer em casa

Cardápio 1

1 porção de fruta + 1 sanduíche integral recheado com patê e atum + 1 água de coco (pode ser de caixinha, mas leia o rótulo e procure por versões sem conservantes ou aromatizantes artificiais)

 

Cardápio 2

1 iogurte com 1 colher de granola sem adição de açúcar (coloque a granola separada do iogurte para a criança misturar na hora de comer) + 1 porção de fruta + 3 cenourinhas baby

 

Cardápio 3

1 porção de biscoito de polvilho integral + 1 suco de fruta caseiro na garrafa térmica

 

Teste em casa e conte para nós qual deu mais certo e seu filhotinho amou!

Um beijo do Dino!

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