21 jul

Dica do Dino – O que fazer nas férias da criançada

Cansada de ver seus filhos no tablet ou na frente da TV durante as férias? Então leia as dicas que Dino reuniu, sobre o que fazer nas férias dos pequenos.

Férias é um período mágico para as crianças. Elas têm tanto tempo livre que chegam a ficar entediadas. Se você não sabe mais o que fazer com as crianças em casa, não se preocupe! O Dino preparou algumas dicas para ajudar você.

 

Atividades para curtir as férias em casa

Sua casa pode se tornar o lugar ideal para os pequenos passarem as férias escolares. Basta um pouco de imaginação e muita disposição para passar ótimos momentos com os pequenos, mesmo dentro de casa.

 

Arte na cozinha

Além de ser uma atividade muito divertida para os pequenos, cozinhar também pode ser educativo. Se você não conseguiu conciliar suas férias com a dos seus filhos, peça para eles pensarem no cardápio e já ir separando os ingredientes enquanto você está no trabalho. Enquanto cozinham, fale das propriedades de cada alimento. Dessa forma, eles aprendem quais os benefícios que cada ingrediente gera para o corpo e para a saúde.

Você também pode criar dias para refeições específicas para agradar o paladar de toda a família. Como o dia da pizza ou dia do pastel, por exemplo.

 

Desfile de moda

Cada vez mais o mundo da moda entra na vida das crianças mais cedo. Quando não são elas próprias a demonstrarem interesse, são os pais que montam looks estilosos para os pequenos desde antes deles saberem andar.

Sendo assim, você pode brincar de customizar roupas velhas ou criar novas roupas a partir de materiais como tecidos, caixas ou o que sua imaginação permitir. Depois de prontas as roupas, é hora do desfile! Transforme o corredor da sua casa em passarela, pense na iluminação e na trilha sonora e vista o figurino produzido. Aí é só desfilar com muito estilo. Para completar a brincadeira, enquanto você desfila, seus filhos tiram fotos e vice-versa.

 

Escreva um livro

Comece pegando algumas folhas A4, dobrando-as ao meio e grampeando. Pronto, o escopo do livro está feito. Daí em diante é a imaginação que comanda!

Esta atividade, além de incentivar a coordenação motora com a prática do desenho, também auxilia os pequenos a se familiarizarem com o hábito da leitura e da escrita.

Falamos sobre como incentivar a leitura na criançada aqui.

Você pode pedir que ela desenvolva o livrinho a partir de um tema dado por você ou deixar a imaginação rolar solta desde o início. Depois de pronto, leia a história e interaja com perguntas ou elogios sobre a história e os desenhos ou, até mesmo, montar uma peça com a história desenvolvida.

 

Atividades para se fazer ao ar livre

Mas as férias pedem atividades ao ar livre! Afinal, além de não ser fácil manter a criançada em casa, elas também precisam gastar energia, não é mesmo? Então reúna os filhotes e que comece a diversão!

 

Esportes

Que criança não gosta de esportes, não é mesmo? Do futebol ao vôlei, passando pelo atletismo e ciclismo, claro! Os pequenos não perdem a chance de se divertir enquanto praticam exercícios.

O incentivo da prática de esportes individuais também é fundamental para o desenvolvimento muscular delas. Corridas, pedaladas e saltos em distância podem ser praticadas em parques, por exemplo.

 

Gincanas

Se você optar por fazer uma gincana entre os amigos do seu filho, prepare-se para um dia bem movimentado!

Pense nas atividades com antecedência e deixe tudo organizado para a hora da brincadeira começar. Você pode escolher entre diversas modalidades: pular corda, caça ao tesouro, corrida com obstáculos, cabo de guerra, corrida do saco e qualquer outra ideia que você pensar.

A premiação para a equipe vencedora é opcional. O que vale aqui é se divertir com os amigos!

 

Picnic

Reunir a família e os amigos em um dia ensolarado de inverno, encontrar um lugarzinho na praça para estender o pano xadrez e ter uma ótima tarde, com muitas brincadeiras, guloseimas e risadas é uma das melhores atividades que você pode proporcionar aos seus filhos.

Além de aproximar pessoas queridas, as crianças terão contato direto com a natureza. Aproveite a oportunidade para falar sobre a importância do meio-ambiente. Não esqueça de dar o exemplo! Antes de sair, recolha todos os resíduos e ponha-os no lixo ao qual se destinam.

 

Programas culturais

Mas não é só de brincadeiras que os pequenos sobrevivem nas férias! Você pode aproveitar este período para ficar mais próxima das crianças e mostrar que programas culturais também podem ser divertidos.

Aproveite que as crianças estão com tempo livre, reúna um grupo de amiguinhos e leve-os para passeios em museus, ao planetário ou em peças infantis. Acostume os baixinhos a dar valor à cultura e mostre que é possível se divertir sem estar a frente da TV ou de um iPad.

A melhor maneira para as crianças passarem as férias é estarem rodeadas de amor, carinho e muita diversão. Aproveite as dicas do Dino para fazer das férias do seu filho momentos inesquecíveis!

Dicas, Diversos

0 Comentários

posts relacionados

Deixe um comentário