19 jun

Dicas de brincadeiras de São João para a temporada de Festa Junina

Em qualquer parte do país, a época de festas juninas é uma delícia! Mas não é só aqui: a festa junina é a união de costumes, comidas e danças típicas de diversos países africanos e europeus, além da nossa cultura indígena.

Originalmente, a festa junina homenageia três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 do mês), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29).

A tradição de dançar quadrilha surgiu como expressão de agradecimento a esses santos durante a época de colheita do milho e do amendoim, que acontece em abundância em junho.

E é exatamente por isso que as comidinhas típicas do mês são praticamente todas a base desses dois ingredientes!

 

Comidas de festa junina

Amendoim

Ele é o astro da festa e pode ser tanto o prato principal como a sobremesa. Amendoim doce, pé-de-moleque, bolo, pudim… As opções com amendoim no cardápio junino são muitas!

Milho

De todas as comidinhas dessa época gostosa do ano, o milho é o ingrediente mais saudável. Ele pode ser preparado cozido, em forma de pipoca, assado… O legal é não adicionar sal nem manteiga, que acabam deixando a receita mais pesada. O milho na sua forma natural já é bastante delicioso e nutritivo!

 

Pinhão

O pinhão além de uma das comidinhas mais tradicionais da época de São João, é um ótimo alimento! Ele é rico em vitaminas do complexo B, cálcio e zinco.

 

Brincadeiras de festa junina

Além das comidinhas que todo mundo adora, as festas juninas também costumam ter uma programação agitada de brincadeiras nos arraiás!

 

Correio elegante

O correio elegante é um serviço de entrega de mensagens que acontece durante a festança. Você escreve um bilhete e pede para entregarem ao destinatário. Geralmente o conteúdo é romântico, sendo a oportunidade perfeita para expressar o seu amor para o crush!

 

Jogo das argolas

Para brincar do jogo das argolas na festa junina é só encher algumas garrafas plásticas de refrigerante com água e colá-las no chão com pelo menos um palmo de distância entre elas. Desenhe no chão uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metro de distância. Vence quem acertar mais argolas nos gargalos das garrafas!

 

Qual a sua parte favorita da festa junina?

As brincadeiras e danças da festa junina garantem a animação de toda a família! Para os filhotinhos, é uma época ainda mais especial e divertida, pois podem aproveitar para experimentar receitinhas típicas e confraternizar com os amiguinhos na quadrilha e casamento caipira.

Conte nos comentários qual a sua comida ou brincadeira predileta das Festas Juninas!

 

posts relacionados

Deixe um comentário