29 set

Dicas de nutrição na gestação

Tenha uma gravidez mais saudável!

Ser mamãe é um dos maiores presentes da vida, mas também traz muitas responsabilidades. A primeira delas, é manter uma alimentação equilibrada na gestação.

É preciso consumir carboidratos, vitaminas, sais minerais e proteínas! Para ajudar as mamães nessa tarefa tão importante, separamos alguns alimentos que contém todos esses nutrientes que mencionamos.

São eles:

  • Leite, queijo e iogurte (prefira leites desnatados, queijo branco e iogurtes light);
  • Carnes de gado, peixes e aves (prefira carnes brancas e magras), frutos frescos e ovos;
  • Pão, arroz, massa e cereais (prefira pães e arroz integrais, e cereais com fibras);
  • Frutas frescas e sucos naturais sem açúcar;
  • Vegetais (prefira os de cor verde-escuro, como espinafres e brócolis, e ainda ervilhas, cenouras e milho). Esses vegetais fornecem vitamina A e C, além de minerais, como o magnésio, ferro e o ácido fólico.

Para entender melhor o porquê que o ácido fólico, o ferro, a vitamina C e o cálcio são importantes para uma gestação saudável, vamos as propriedades de cada um deles:

 

Ácido Fólico

Diminui a incidência de malformação fetal.

Onde encontrar: espinafre, brócolis, couve, ervilha, feijão, frutas cítricas, gérmen de trigo, pão de trigo integral, carne bovina, leite e ovos.

*O ideal é iniciar o suplemento de Ácido Fólico até 3 meses antes de engravidar.

 

Ferro

Previne anemia, que é muito comum na gravidez.

Onde encontrar: vegetais folhosos verde-escuros (espinafre, almeirão, couve), feijões, carne, fígado, peixes, frutos do mar, aves, ovo, melado, rapadura, frutas secas (pêssego, damasco, uva-passa, ameixa preta).

*Quando consumir alimentos vegetais ricos em ferro, consuma também um alimento fonte de vitamina C para aumentar a sua absorção. Evite chás, café e chimarrão próximo às refeições, pois diminuem a absorção do ferro alimentar.

 

Vitamina C

Onde encontrar: acerola, goiaba, laranja, limão, bergamota, pimentão vermelho, mamão, morango, kiwi.

 

Cálcio

Ajuda na formação de ossos e dentes e previne a osteoporose.

Fonte: vegetais folhosos verde-escuros, gergelim, abacate, quiabo, leite, queijo, iogurte, sardinha enlatada.

*Evite chás, café, chimarrão e cigarro, que diminuem a absorção do cálcio.

 

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