07 nov

Dicas para os primeiros dias do bebê em casa

Depois da gravidez e do momento único e super especial que é o parto, as mamães e toda família precisam se adaptar aos primeiros dias do bebê em casa.

Um recém-nascido exige muita atenção e carinho, assim como a mamãe, que também está descobrindo o mundo da maternidade e seus desafios.

Algumas dicas podem ajudar a tornar os primeiros dias do bebê mais tranquilos para todos que irão conviver com a criança.

 

É preciso ter paciência para amamentar

Apesar de ser uma das recomendações mais importantes da Organização Mundial da Saúde para os primeiros meses de vida do bebê, a amamentação não é uma tarefa tão fácil para muitas mamães.

Nos primeiros dias do filhotinho, é normal que a produção de leite da mamãe não seja abundante.

Algumas mamães demoram de 3 a 4 dias para parar de produzir o colostro e começar a produzir o leite de fato.

O colostro é um líquido que pode ser fino e aguado ou espesso e amarelado, e que é cheio de substâncias que melhoram o sistema imunológico do bebê.

No entanto, mesmo que não seja muito, esse líquido é essencial para o bebê, bem como a sua descida, que por ser mais lenta, permite que o bebê aprenda a sugar e respirar de forma coordenada.

 

Prepare os ouvidos

Recém-nascidos choram – e muito!

As mamães de primeira viagem podem se assustar, mas é completamente normal os bebês chorarem bastante nos primeiros dias.

Imagine que eles estão descobrindo o mundo, tudo é novidade para eles!

Pesquisas apontam que bebês plenamente saudáveis costumam chorar entre 1 e 3 horas por dia.

Claro que, ao observar um choro excessivo, é recomendado consultar o pediatra para garantir que está tudo nos conformes.

 

O jeito correto de segurar o bebê

Nos primeiros dias do bebê ele ainda é muito frágil, por isso exige bastante cuidado de todos que forem pegá-lo no colo.

Um dos modos corretos de segurar o bebê é apoiando a sua cabecinha na dobra do cotovelo e as costas no antebraço, já que os músculos do pescoço ainda não estão desenvolvidos o suficiente para se sustentar sozinho.

Embale o bebê nos primeiros dias com muita delicadeza, nada de movimentos bruscos!

Outro cuidado importante é com a moleira, a região superior da cabeça, pois os ossos do crânio também ainda não estão totalmente formados.

 

Como foram os primeiros dias com o seu bebê?

Você que já é mamãe, qual dica você daria para as mães que estão vivendo essa fase pela primeira vez? Conta para o Dino nos comentário!

posts relacionados

Deixe um comentário