03 jul

Mesversário – porque comemorar a chegada de um novo filhote nunca é demais!

Decorar festas não é um trabalho fácil. Quando se trata dos nossos filhotes, parece que fica ainda mais difícil, pois tudo tem que estar perfeito! Para que esperar 12 meses para comemorar, se você pode comemorar a chegada do seu bebê todo mês, não é mesmo? Por isso existe o mesversário!

Pensando em facilitar um pouco a produção das festas de mesversário dos pequenos, desenvolvemos uma identidade visual para cada mês de vida dele e um material didático com dicas e curiosidades de cada período na vida dos pequenos.

 

Primeiro Trimestre – o primeiro mesversário e as novidades

O primeiro trimestre da vida do bebê é de puro encanto e descobrimento. Tanto para o bebê quanto para os pais. O primeiro sorrisinho, o primeiro bocejo, a primeira noite bem dormida, a primeira conversinha. Tudo é novidade!

No primeiro mês de vida, os bebês já começam a emitir sons, a cabeça fica mais firmezinha, os olhos começam a acompanhar objetos em movimentos. Converse bastante com seu filhote e estimule o desenvolvimento sensorial dele com música.

No segundo mês, os bebês já conseguem dormir por períodos mais longos. Porém isso não significa que você terá uma noite inteira de sono. A maioria dos bebês mamam pelo menos uma vez durante a noite. Prepare seu coração para sorrisos lindos e desdentados, que farão parte da sua rotina. Os movimentos dos filhotes vão ficando mais coordenados e eles começam a se interessar por desenhos detalhados, com padrões, cores e formas mais complexos.

A partir do terceiro mês os períodos de sono do seu bebê começam a ficar mais definidos. É comum que, nesta idade, os filhotes durmam a noite inteira. É durante este período que a coordenação motora dos filhotes comece a se desenvolver com mais rapidez. Isso acontece pois os ligamentos do quadril e joelhos ficam mais flexíveis. É importante começar a desenvolver o ouvido dos pequenos para a cadência da língua. Para fazer isso é muito importante ler e conversar muito com seu filho.

Segundo Trimestre – começa o descobrimento

No segundo trimestre, os bebês começam a descobrir o mundo e a si mesmos. Isso traz muitas situações engraçadas, mas o cuidado também deve ser redobrado.

Os filhotes de quatro meses começam a se interessar por si mesmo e pelas coisas ao seu redor. Brincam muito com seus pés e mãos e usam os braços como apoio para ficar com a cabecinha levantada enquanto está de bruços. Enquanto rolam para cá e para lá, os pais ficam babando em cada novo movimento que eles aprendem. É nesta época que o cuidado com os objetos pequenos deve ser redobrado. Os pequenos já tem coordenação para pegar algumas coisas. Aí você já sabe: eles fazem uma rápida análise do que tem em mãos e levam direto para a boca. Esteja sempre alerta para que eles não se engasguem durante esta etapa do crescimento.

No quinto mês seu filho pode até conseguir se sentar sozinho por alguns segundos. Novos sons começam a fazer parte do repertório dos pequenos e é normal que eles repitam os mesmos sons por algum tempo. É nesta época também que eles interagem mais com as brincadeiras, pois começam a entender que as ações têm consequências.

Aos seis meses, o bebê enxerga e ouve quase tão bem quanto os adultos. O controle das mãozinhas já se desenvolveu o suficiente para que ele consiga puxar objetos na sua direção. Tenha certeza que sempre tenham objetos seguros em sua volta, que eles possam tocar, segurar e colocar na boca.

Terceiro Trimestre – coordenação e movimento

Dos sete aos nove meses o desenvolvimento dos pequenos se acelera. É nesta fase que eles começam a se movimentar mais e os primeiros testes de autoridade se iniciam.

Aos sete meses o bebê já consegue apoiar o peso nas pernas, mesmo que por pouco tempo. Também adoram pular, sentar sem apoio e se virar para observar o que acontece a sua volta ou para pegar algum objeto. É nesta fase que eles começam a testar a autoridade dos pais, recusando ou ignorando o comando que lhes é dado. Mantenha a tranquilidade, lembre que a adolescência ainda está longe e aproveite cada momento.

Aos oito meses é importante ter a certeza de que sua casa é um ambiente seguro para o bebê. Esta é a fase em que eles costumam se movimentar por tudo, seja engatinhando ou ainda se arrastando. As emoções ficam mais evidentes e é possível perceber com mais facilidade quando estão chateados, tímidos ou felizes e identificar os motivos que os fazem mudar de humor.

Geralmente é aos nove meses que o processo de aprender a andar começa. Seja ficando de pé enquanto se apoia em móveis ou simplesmente ficando paradinhos enquanto se equilibram. Nesta fase, as crianças adoram brinquedos com partes removíveis ou com compartimentos que abrem e fecham. O entendimento deles supera a fala, então fica muito divertido ouvir os pequenos enquanto tentam repetir as palavras que falamos.

Quarto Trimestre – comunicação e independência

Quase um ano de vida! Os pequenos começam a se comunicar com mais propriedade e demonstrar suas emoções de forma clara.

Aos dez meses, os bebezinhos estão ágeis, tagarelas e com a personalidade se formando. Nessa idade, os pequenos geralmente já se deslocam livremente pela casa, engatinhando por tudo. Também já é fácil para eles manusearem objetos com as mãos sem precisar de apoio. O temperamento começa a desabrochar, fazendo com que elas sejam mais tímidas ou extrovertidas com as pessoas.

Faltando um mês para o primeiro ano, os bebês já estão super comunicativos e já começam a brincar ao lado de outras crianças. Nessa época é essencial criar uma relação próxima entre o bebê e livros para que, no futuro, essa ligação se aprofunde cada vez mais, formando leitores assíduos.

E finalmente chegou a hora de comemorar o primeiro aninho do seu filhote! Nessa idade, os pequenos já estão independentes, ou pelo menos é o que eles pensam. É o momento de ajudar a enriquecer o vocabulário, com muita conversa, leitura e paciência para explicar quando eles utilizam as palavras da forma incorreta. Os primeiros passos sozinhos estão prestes a acontecer. Estimule os pequenos a andar e prepare a câmera!

O primeiro ano da vida dos filhotes é especial e comemorar nunca é demais! Dicas são sempre úteis, mas só a vivência diária vai ensinar a melhor maneira de lidar com seu filho. Afinal, ninguém conhece melhor uma criança que sua mãe, não é mesmo?

O que podemos fazer é auxiliar as mamães a economizar tempo na hora de preparar as festinhas de mesversários dos filhotes. Por isso preparamos um material especialíssimo com os personagens do Clube do Dino que facilitarão muito a sua vida! São bandeirolas, plaquinhas, efeitos para docinhos e convites especiais, para que a nossa turminha esteja sempre presente nestes lindos momentos de celebração ao amor!

posts relacionados

Deixe um comentário