22 maio

O poder e os benefícios do abraço para as crianças

Não é nenhuma novidade que o abraço acalma, conforta, relaxa e é uma das demonstrações de carinho mais praticadas em todo o mundo! Tanto que até ganhou uma data especial: o Dia do Abraço. O abraço possui muitos benefícios, principalmente o abraço das mamães ou das pessoas próximas aos filhotinhos.

O poder de um abraço vai muito além do gesto, ele traz segurança, reduz o estresse e contribuiu para o fortalecimento do vínculo emocional da criança com os pais ou responsáveis. Questões que são importantes no desenvolvimento dos pequenos e que ajudam no equilíbrio e no controle das emoções.

Benefícios do abraço

Toda a criança possui seus momentos de birra, momentos em que ficam bravas, principalmente quando ouvem não. Essa atitude é normal e faz parte do crescimento de cada uma delas. Nesses momentos, abraçar o filhotinho pode facilitar a passagem por esses sentimentos ruins que faz mal para ele mesmo.

O abraço demonstra compreensão, demonstra que você sabe que ele está chateado, mas que ele pode contar com você. Abraçar transmite boas sensações e boas energias, traz alento e conforto em situações que causam estresse e até mesmo mágoas. O abraço traz confiança! Inclusive, nos primeiros dias de vida, para que o filhotinho se sinta protegido e para que haja um estímulo sensorial entre ele e a mamãe, já que passaram um bom tempo juntinhos durante a gravidez.

Entretanto, não precisamos abraçar somente em situações adversas, o abraço é sempre bem-vindo! Antes de dormir, para que o filhotinho se sinta acolhido e protegido, abraço de bom dia, abraço de felicidade, abraço de parabéns por alguma conquista, abraço de saudade depois de um dia longe, pois não tem coisa melhor do que chegar em casa e dar aquele abraço apertado, não é mesmo?  

O poder do abraço

O poder do abraço reside, não somente, mas também na troca de energias, como falado anteriormente. Receber um abraço auxilia na liberação de uma substância que se chama oxitocina, mais comumente conhecida como o hormônio do bem-estar. Já imaginou como abraçar o seu filhotinho pode fazer bem para ele e, claro, para você?

O ato de abraçar transmite amor, cuidado, atenção, é o momento em que dois corações se encontram, por isso, ele proporciona tantos benefícios. Dentro de um abraço cabe o mundo, um mundo de emoções e sentimentos que não precisam ser ditos, apenas sentidos.

Agora que você já viu o poder e os benefícios do abraço para as crianças, que tal abraçar o seu filhotinho?

posts relacionados

Deixe um comentário