19 fev

Volta às Aulas com o Dino: Primeiro dia na escolinha

O primeiro dia de aula é sempre repleto de angústias e ansiedade. E esses não são sentimentos exclusivos dos pequenos!

Muitos pais sofrem com o momento da despedida no primeiro dia de aula na escolinha, as vezes até mais do que as próprias crianças, porém há formas de tornar esse processo de adaptação a nova rotina um pouco menos doloroso.

A infância é, naturalmente, um período de muita novidade e experiências ricas de aprendizado. Ir à escola e interagir com colegas, professores e se habituar a um ambiente diferente do que estava acostumado, pode gerar muita expectativa.

Se essa expectativa não for canalizada corretamente, pode se tornar um problema. Expectativa demais pode fazer com que o pequeno fique nervoso e a ida para a escola vire um verdadeiro desafio.

volta às aulas

Algumas atitudes dos pais e da família são importantes para garantir que o filhote esteja se sentindo seguro e confortável para encarar esse momento. Veja as dicas do Dino:

Crie uma rotina definida para a volta às aulas

Não é só a ida para a escolinha que muda no dia a dia da criança, toda a sua rotina precisa se adaptar. Se a aula for no período da manhã, o hábito de dormir e acordar cedo precisa ser estabelecido.

Uma boa dica é manter uma agenda da casa em um local visível, para que a criança perceba que suas atividades fazem parte da rotina da família e que há horários definidos para estudar, brincar, comer, dormir, entre outros.

O filhotinho precisa aprender que, a partir de agora, ele tem o compromisso de frequentar a escola todos os dias, e essa responsabilidade é o tipo de lição que levamos conosco para o resto da vida.

Conforte mas seja firme

É claro que depois de anos ao seu lado, seu filhote não vai gostar da ideia de se separar de você, porém é exatamente esse momento que irá exigir firmeza da sua parte.

Conforte, mostre que compreende o que a criança está passando, mas seja firme para fazer o pequeno entender que ele precisa se ajustar e que essa foi uma mudança necessária.

Muitas doses de carinho e paciência definirão o sucesso dessa fase de adequação!

Visite a escola e conheça os professores

Antes do primeiro dia de aula é uma boa ideia visitar a escola para conferir as instalações e aproveitar para conhecer a equipe de professores e funcionários da instituição.

Vá uma vez sozinho e outra acompanhado da criança para que ela também se habitue ao ambiente e às pessoas. Dessa forma o primeiro dia de aula não será tão assustador!

Deixe a criança escolher o material e o look da volta às aulas

Os preparativos para o primeiro dia de aula devem ser divertidos para a criança. A compra dos materiais escolares também pode ser feita com a criança para que ela escolha o estojo e os cadernos que irá utilizar ao longo do ano.

Se a escola não exige uniforme, deixe que ela escolha o que quer vestir. Esse é um jeito de deixá-la mais confortável e confiante para encarar o primeiro dia. Com certeza seu filhote ficará ainda mais lindo com um lookinho Clube do Dino para chegar arrasando no primeiro dia de aula!

Volta às aulas divertida

Se o seu filhote já passou dessa fase e agora se prepara para recomeçar as aulas em uma nova escola, por exemplo, as dicas acima também são ótimas! Todas as etapas de adaptação da criança precisam de apoio e carinho dos pais.

Campanhas, Dicas

0 Comentários

posts relacionados

Deixe um comentário